logo
Home HOME Jogos JOGOS Contato CONTATO VISITANTES  facebook feeds
Busca
Proposta do Site
Canais
Brasil
Rio Grande do Sul
FESTIVAIS
Viamão
U T V
CTGs Viamão
Tradicionalismo
ENART 2009
RODEIOS
Esportes Viamão
DICAS
Artigos


Tempo Agora

Serviços
Rádio Viamão Rádio Santa Isabel
Notícias
Herói ou Covarde?

“É melhor um covarde vivo do que um herói morto”. Será? Depende! Pensando em mim, sim é melhor ser um covarde vivo. Mas, e conviver com a covardia? E o preço dela? Para a humanidade talvez soe melhor “Mais vale um herói morto do que um covarde vivo”. Ou nós não reverenciamos os heróis que se doaram por nós? As grandes mudanças só ocorreram porque tivemos heróis. Os covardes não mudam nada, se acostumam, se submetem, pensam em si, na sua pequenez. Um covarde vivo dá continuidade à mesmice dos erros. Um herói morto deixa um legado de luta contra a opressão seja ela qual for. Vejamos, Tiradentes. Herói da Inconfidência, não viu a independência do Brasil acontecer mas deixou o legado e a inspiração para que muita luta acontecesse pelo território no final do século XVIII. Todos os participantes do seu grupo de inconfidentes foram presos e condenados. Alguns à pena máxima, a de morte. Porém suas penas foram transformadas em degredo, apenas Tiradentes foi enforcado exemplarmente. Isso ocorreu por ele, mesmo em primeiro momento tendo negado, depois assumiu toda a culpa pelo movimento. E assim, numa manhã de sábado, 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e onde fora armado o patíbulo. O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas, após a qual houve discursos de aclamação à rainha, e o cortejo munido de verdadeira fanfarra e composta por toda a tropa local. Tiradentes é o mais lembrado dos inconfidentes. Dos demais nem lembramos o nome. Porque?

    Mas como assim, morrer pelos outros se preciso for? É preciso ser superior, ter muita fé, entender que estamos aqui em uma passagem apenas e muito breve. Jesus foi capaz de fazê-lo! Os próprios discípulos fraquejaram diante da morte do Mestre. Quando a hora se aproximava Jesus disse a Pedro seu amado discípulo: - Hoje, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Não deu outra. Quando os soldados reconheceram a Pedro e o indagaram se não seria “um dos seus” , Pedro disse que nem o conhecia. Jesus morreu por todos, inclusive Pedro. Isso foi necessário para a remissão dos pecados de toda a humanidade. Jesus é o maior dos heróis. Na sua posição, com a força de seu Pai, seria uma barbada sair da condenação. Mas não, deixou que o crucificassem para que o poder de Deus pudesse ser mostrado sobre a morte. Entre a sexta-feira santa e o domingo da páscoa, muitos de seus seguidores e amigos devem ter dito ou pensado, mais vale um covarde vivo do que um herói morto.

   Precisamos de heróis, vivos ou mortos. Fico a me perguntar, para que mudar meu voto a cada eleição, se tudo acaba de maneira semelhante?  O partido que elege um governante não governa se não tiver o apoio de outros que foram amplamente acusados por este na própria eleição. E assim, as negociações, os loteamentos de cargos, as CPIs vão minando nossa cabeça e já não conseguimos mais enxergar nenhuma convicção de rumo certo para nosso país. Por que essa covardia de submissão a interesses diversos só para se manterem no poder? É possível implementar mudanças dessa forma? Acho que não! Outro dia li uma coluna de jornal onde encontrei a seguinte frase: Não importa quem vai ganhar a eleição e sim quem vai mandar e como vai mandar neste país. Precisamos de sacrifício, de heróis, de corajosos. Me sinto também covarde de certa forma por não ser mais corajoso arriscando-me mais para que meus filhos e netos tenham uma vida melhor. Roberto Kellermann – 14/04/2014. 


Prefeitura oferece oficinas esportivas

A Prefeitura de Viamão está com as inscrições abertas para a oficina esportiva de Futsal, oferecidas por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). A oficina já está ocorrendo no contra turno escolar e são ministradas nas segundas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde, no Ginásio Dr. Carlos Pinto Mennet. As oficinas estão sob a responsabilidade do professor Ricardo de Moura. Crianças e adolescentes de 7 a 16 anos podem participar desta atividade.

Ginástica para Melhor Idade - A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também continua com as oficinas Ginástica na Melhor Idade. O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, além de estimular a realização de atividades físicas. As aulas são ministradas pelo professores de educação física Ricardo Moura e Maria Evana. As aulas acontecem duas vezes por semana, segundas e sextas-feiras das 9h às 10h, no próprio Ginásio Municipal.

Devido ao sucesso da oficina Ginástica na Melhor Idade, a SMCEL espalhou o projeto para diversos bairros: Santa Isabel, Augusta, Águas Claras. E, a partir da próxima semana moradores da Jaguaribe e Martinica também poderão participar do projeto.

Confira as localidades e horários das oficinas de Ginástica na Melhor Idade:

Santa Isabel – Grupo Mãos Dadas – quintas-feiras, das 8h30 às 9h30

Vila Augusta – Salão Paroquial Santa Maria Goreti – terças-feiras, das 9h às 10h

Águas Claras – Associação de Moradores – quartas-feiras, das 9h às 10h

Jaguaribe – Associação de Moradores – sextas-feiras, das 9h às 10h

Martinica - Associação de Moradores – sextas-feiras, das 17h às 18h

Inscrições e Informações sobre as oficinas de Futsal e Ginástica

Os interessados em participar dos dois projetos (Futsal e Ginástica) devem comparecer ao Ginásio de Cultura e Esportes Dr. Carlos Pinto Mennet, que fica localizado na rua Açores, 867. Mais informações pelo telefone (51) 3435.3374.

 


Sinagoga Histórica em Washington

Por Felipe Daiello

 Cidade Monumental, com avenidas, museus e obras de arte pelas praças, Washington estava pronta para receber a floração de suas cerejeiras. As margens do Potomac, o entorno do Mall e seus memoriais, aguardavam o rosa das flores doadas pelo Japão em 1912.

 

Numa das passagens pela cidade, deslumbrados,  a arquitetura típica daquele prédio, até então desconhecido, requeria um retorno. Sinagoga pedia apresentação, não havia como desconhecer as suas exigências.

Coincidência ou não, no Museu A.Sackler, junto ao prédio da Administração Smithsoniana, exposição sobre o Império Persa, imperdível, apresentava como ponto alto um dos Cilindros de Ciro. Em cerâmica, escrita cuneiforme, da época babilônica, 539 a.C. , revelações, atos e decretos do novo Imperador ressurgem após as escavações de 1879 no atual Iraque. Como foi longo e penoso o caminho para a Liberdade do povo hebreu.

Após a derrota do último Rei da Babilônia, Belsazar, um novo império domina a Mesopotâmia.

A Bíblia relata o fato e a pintura de Rembrandt imortaliza a cena. Durante o último banquete, letras estranhas surgem nas paredes do palácio. São desígnios de Deus, confirma o profeta. Os últimos dias da Babilônia chegaram. Em hebraico estava o aviso dos céus.

Ciro, o fundador do Império Aquemenita, que durará até a vitória de Alexandre Magno sobre Xerxes, introduzirá liberalidades nas terras recém-ocupadas. Os decretos expressos na cerâmica são claros: os povos trazidos como escravos poderão retornar as suas origens. Ao povo hebreu será permitido retornar à Jerusalém; os tesouros roubados em parte serão devolvidos. A reconstrução do Templo a tarefa principal.

Por isso, Ciro será denominado o Pastor de Deus. A Bíblia registra a oferta e a liberdade. Livro de Esdras.

Começa o retorno para a terra prometida. Além da liberdade, muitos conhecimentos aprendidos durante a época da escravidão servirão à propósitos futuros. A cunhagem de moedas, o seu uso no comércio entre nações não ficará como simples conhecimento. A Lídia, na atual Turquia, ensinava como transformar o ouro e a prata em moeda para facilitar intercâmbio e comércio entre as nações. A coleção, com a esfinge de Ciro e de Dario, no ouro brilhante, anexa à exposição, é magnífica.

A beleza da Sinagoga da 6th Avenue em Washington está na sua arquitetura, na mistura do estilo mourisco tradicional, com detalhes Bizantinos e Romanescos. As cúpulas e os domos introduzem elegância à construção. No aspecto técnico utiliza o concreto tanto para os pilares como para as lajes. Substitui a madeira tradicional.

Detalhes surgem nos cantos, nas escadas e nos escondidos das paredes.

Mesmo as infiltrações e o passar dos anos não retiram a harmonia e a beleza do conjunto.

A Sinagoga representa, nos Estados Unidos, exemplo típico da construção religiosa hebraica do início do século XX.

A Congregação Adas Israel, que mais tarde muda-se para Baltimore, foi a responsável pela construção de um dos primeiros templos na área de Washington – DC.

Restaurações no prédio, após 1958 tentaram preservar ao máximo os vitrais e os símbolos originais da Sinagoga.

Os lustres e as luminárias, recuperados, apresentam detalhes e as posições originais da inauguração em 1908.

O Domo, restaurado e redesenhado, inclui detalhes que recordam a obra de Fabergé e seus ovos, surge beleza que não existia no teto original.

Durante os anos, detalhes foram acrescentados. O Binah, local sagrado do Torah, foi recriado, mas continua belo e majestoso.

A rosácea da janela principal foi substituída nos trabalhos de 1980, agora Menorah sobressai sobre a Estrela de Davi.

A partir de 2004, o templo readquire as suas funções religiosas. Consertos, desfiles, passeatas marcaram a ocasião. Não há como ficar indiferente, é necessário rezar e agradecer: “Yissá Ado-nai panav elêcha veyassêm lechá shalom” www.daiello.com.br

width="119" width="119"

Viamão sediará a 26ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul
 

Pela primeira vez, Viamão sediará a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). A 26ª edição da Fecars ocorre no mês de maio, entre os dias 1º e 4, no Parque de Eventos do Sindicato Rural de Viamão, localizado na RS 040, Km 17, na Parada 69 com a participação da 30 regiões tradicionalistas do Estado.

A festa é considerada o maior evento do Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecida como a 'Copa do Mundo' do tradicionalismo. Os objetivos do encontro são preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho; divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense; valorizar e demonstrar as habilidades campeiras.

As atividades da Fecars reunirão representantes classificados nas etapas regionais de todo o Estado em competições campeiras e esportivas gaúchas, contando com os melhores competidores do RS. Em média, serão 6 mil competidores representantes de 30 regiões tradicionalistas do Estado. As provas campeiras em disputa serão Laço, Vaca Parada, Cura do Terneiro, Pealo, Rédeas, Chasque e Gineteada. Já as provas esportivas serão Tava, Truco Cego, Truco de Amostra, Tetarfe, Bocha Campeira e Solo. Paralelamente às provas campeiras e esportivas, será realizado o 15º Seminário de Cultura Campeira.

O evento reunirá tradicionalistas de todas as partes do RS - existe a previsão que a festa tenha um público estimado de 20 mil pessoas, que movimentará diversos setores da economia do município. Além de uma oportunidade de lazer para a comunidade, a Fecars também estimula o turismo, movimenta a economia ao atrair visitantes de outras cidades. A promoção do evento é do Movimento Tradicionalista Gaúcho, realizada em parceria entre a Fundação Cultural Gaúcha e a Prefeitura de Viamão.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------

TRADIÇÃO & CULTURA

Alvorada – Capital da Solidariedade

GRANDE JANTAR BAILE DE ANIVERSÁRIO

                O CTG Raça Gaúcha, uma das entidades tradicionalistas mais novas de todo o nosso Estado, boleia a perna e te convida para participar no dia 12 de abril, do grande baile de aniversário com a tradicional costelada, no salão de festas da Igreja Santa Terezinha. O valor do ingresso é de apenas R$ 25,00 e criança até dez anos não paga. A animação do fandango ficará por conta do Grupo Rebenque. Contatos pelos fones (51) 3443-5158; 9697-8188; 8160-7202; 9678-4560. Endereço: Rua Aimoré, 266, no bairro Maria Regina, em Alvorada.

A COMUNICAÇÃO DA 1ª REGIÃO EM BOAS MÃOS

                Jeandro Garcia, que utiliza muito bem as ferramentas da internet e outros meios na divulgação de suas atividades tradicionalistas, foi visto pela Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, como sendo a pessoa certa no lugar certo dentro da sua equipe trabalho para o ano de 2014: o departamento de comunicação social. Convite feito na semana passada e prontamente aceito.

Segundo o próprio Jeandro, “o cargo é bem interessante, basicamente serei responsável pela divulgação de nossas atividades. Divulgação que será feita antes, durante e após a sua realização, estando sempre em sintonia com os demais coordenadores, diretores, departamentos e colaboradores da 1ª Região Tradicionalista. Espero contribuir para que as atividades da 1ª RT sejam ainda mais vistas e valorizadas por todos os tradicionalistas e a comunidade em geral. Quero implantar ‘seções’ de apoio a todos os CTGs que precisarem divulgar seus eventos, através dos meios que estiverem ao nosso alcance, e aqueles meios que não estiverem disponíveis, pelo menos orientar as entidades de como tentar busca-los”.

Jeandro foi apresentado como novo diretor de comunicação social no último sábado, dia 05 de abril, no encontro regional, realizado no galpão do CTG Gildo de Freitas, em Porto Alegre. A primeira charla (reunião) com a equipe da 1ª RT foi nesta segunda-feira (dia 07) e a posse festiva aconteceu, junto com toda a equipe da coordenadoria regional, dia 09, na sede da 1ª RT em Porto Alegre, onde também estiveram presentes o vice-presidente administrativo do MTG Nairo Callegaro e a deputada estadual Stela Farias Lopes.
CTG SENTINELAS DO PAGO

                O CTG Sentinelas do Pago, em parceria com a Academia Alma Gaúcha, capitaneada por Rodrigo Machado e Libra Severo, boleiam a perna e te convidam para participar, a partir do dia 13 de abril, do curso de danças de fandango. Contatos com o patrão José pelo fone (51) 9112-1165 ou com os instrutores pelos fones (51) 8041-5872 ou (51)8442-5633 ou pelo chasque eletrônico academia.almagaucha@gmail.com. E não precisa ser associado do CTG e de nenhuma outra entidade tradicionalista. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

 

CTG COXILHA ABERTA

                Neste dia 13 de abril, o CTG Coxilha Aberta vai escancarar as porteiras bem cedo, pois vai ter almoço como domingueira que terá a animação do Grupo Os Ruanos. Informações com o patrão Brizolla pelos fones (51) 8475-1922 ou 9904-0260. E às 20h começa novo curso de danças de fandango, com os instrutores Caio e Silvane. Informações com os instrutores pelo fone 9143-7166. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

FESTEJOS FARROUPILHAS 2014

                Estamos em abril mas os tradicionalistas de Alvorada já estão trabalhando para o pleno êxito dos festejos farroupilhas deste ano, pois na noite do dia 08, em charla (reunião) aconteceu o sorteio dos temas que serão apresentados no desfile farroupilha deste ano (dentro do tema geral “Eu Sou do Sul”). Vamos ver quem vai apresentar o que na avenida:

1 – Nossa Gente –CTG Tradição

2 – Churrasco e Chimarrão – CTG Chilena de Prata

3 – A Música e a Dança – CTG Amanhecer na Querência

4 – A Indumentária – CTG Sentinelas do Pago

5 – A Bandeira e o Brasão – CTG Bento Gonçalves da Silva

6 – A Lide Campeira – CTG Rança Gaúcha

7 – Iconografia local (monumentos) – CTG Amaranto Pereira

8 – Poesia e Trova – CTG Campeiros do Sul

                Como temos oito entidades tradicionalistas na cidade e são dez temas, ainda não ficou decidido como e quem vai apresentar “a Fisionomia do Estado” e a “Revolução Farroupilha”. Mas nós sugerimos que estes temas sejam apresentados por duas entidades tradicionalistas da região metropolitana.  

Mais Notícias
 14/04/2014 19:55:16 - Herói ou Covarde?
 10/04/2014 21:04:35 - Estado poderá investir até R$ 500 milhões no município de Viamão em 2014
 10/04/2014 20:42:15 - Prefeitura oferece oficinas esportivas
 05/04/2014 10:20:04 - Sinagoga Histórica em Washington
 05/04/2014 10:09:06 - Sindicato dos Municipários de Viamão apresenta suas demandas ao prefeito
 03/04/2014 21:14:50 - VÍCIOS DA CORRUPÇÃO
 29/03/2014 21:34:45 - Viamão realiza 1º Encontro de profissionais do Departamento de Assistência Social
 29/03/2014 21:25:47 - FALTA ALTERNATIVA
 25/03/2014 22:03:16 - Santa Isabel receberá a terceira edição do Prefeitura Perto de Você
 21/03/2014 22:15:47 - INTOLERÂNCIA E PRECONCEITO
 20/03/2014 22:41:55 - Uma Copa de oportunidades
 20/03/2014 22:30:05 - Viamão sediará a 26ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul
 16/03/2014 22:22:21 - CONQUISTAS DAS MULHERES
 16/03/2014 21:57:08 - Câmara debate futuro do serviço de táxis em Viamão
 10/03/2014 12:56:46 - Prefeitura de Viamão promove fim de semana com intensa programação no Prefeitura Perto de Você
 06/03/2014 21:34:30 - Rotina de mortes
 25/02/2014 12:29:06 - Dia 10 de março encerra o prazo para pagar IPTU com desconto de 30% em Viamão
 20/02/2014 12:48:27 - FUTURO AMEAÇADO
 20/02/2014 12:41:28 - Convocação de secretária marca início dos trabalhos em 2014
 17/02/2014 20:31:30 - Motos e um trânsito melhor
 14/02/2014 14:15:32 - GREVE DOS RODOVIÁRIOS
 13/02/2014 17:51:57 - Cinema gratuito em Itapuã
 12/02/2014 14:44:25 - Prefeitura organiza mutirão de serviços na região das Augustas
 06/02/2014 20:58:30 - Carnaval 2014 de Viamão já tem programação definida
 06/02/2014 20:46:46 - Decisão do Tribunal de Justiça do Estado sobre a ação de rompimento de contrato com a Corsan é considerada favorável pelo prefeito de Viamão
 29/01/2014 15:12:42 - GAROTA VERÃO 2014 - VITÓRIA URBIM
 18/01/2014 15:38:43 - ESCULTURAS NA AREIA
 17/01/2014 12:23:40 - DE MÃOS DADAS COM O EQUADOR!
 13/01/2014 21:35:34 - Labadee. Mercados artesanais do Haiti
 11/01/2014 08:30:38 - Para novo presidente da FCC, controle de governos sobre a Internet é


Portal Viamão - Notícias, Artigos, Jogos - Conteúdo Inteligente - Confira!
Copyright 2008-2009 Portal Viamão. Desenvolvido por: Art Webhost e Guia Web Viamão