logo
Home HOME Jogos JOGOS Contato CONTATO VISITANTES   331720 facebook feeds
Busca
Proposta do Site
Canais
Brasil
Rio Grande do Sul
FESTIVAIS
Viamão
U T V
CTGs Viamão
Tradicionalismo
ENART 2009
RODEIOS
Esportes Viamão
DICAS
Artigos


Tempo Agora

Serviços
Rádio Viamão Rádio Santa Isabel
Notícias
Jack Kerouac. Rota 66 da Geração Beat

por Felipe Daiello 

 

A Rota 66 recorda o escritor que tinha a estrada como o palco para descrever as suas aventuras. 

Escritor solitário, nascido na Nova Inglaterra, Massachusetts, de descendência francesa, aliou os valores da Nova França, de Quebec, ao puritanismo dos primeiros colonizadores dos Estados Unidos. Educado por jesuítas, teve Jack London e E. Hemingway como influência na sua formação literária.  Considerava-se um católico místico e até louco, seduzido pelos desertos que irá desvendar e apresentar nas suas obras. 

A Rota 66, ícone das gerações dos anos 50 e 60, será o caminho pelas estradas desertas do Novo México, do Arizona, para além do Rio Grande e para as fronteiras do México. Época de vida livre, sem correntes ou responsabilidades. A liberdade da novidade, o uso de tóxicos, a meditação alucinada sendo provocada, a busca de novos limites, galvanizou os jovens da época. Até nos desertos do Marrocos sua audácia chegou.  

"Não farão grandes coisas os que se deixarem levar por tendências, novidades e a opinião geral." 

“On the Road” é o seu trabalho mais famoso, obra que levou os americanos, pela Rota 66, à descoberta de novos espaços, de vazios de gente, de vida livre e selvagem. 

"Se a moderação é um defeito, a indiferença é um crime." 

A geração “Beat” tinha um roteiro e um guru incentivando loucuras e propondo desafios. Hollywood, em filme com Clint Eastwood, imortaliza o escritor. Até hoje, saudosistas em motos modernas, cabelos embranquecidos, imensas barrigas, procuram reencontrar o que não podem mais viver.

 Com pouco mais de 47 anos, em 1969, deixa a vida, no meio de uma aventura que não sabia como terminar.  

"Aquilo que sentires encontrará por si mesmo o seu caminho." 

Trabalhos esporádicos, temporários, eram a maneira de sobreviver por alguns dias ou por semanas. Operador em postos de gasolina, apanhador braçal em plantações, não se prendia a nada sério. As passadas daquele rebelde não podiam parar, necessidade de avançar em busca do que desconhecia. Não tinha amarras, não aceitava obrigações – eram prisões para espírito em total colisão com a ordem estabelecida. Rebelde sem comando ou quartel. Circular pela Rota 66, devagar, apreciando detalhes, os bares, as pousadas, o deserto envolvendo tudo, as retas de estrada escapando para o horizonte, desperta ideias novas, algo que Kerouac buscou até morrer.  

Com 3945 km, conectava Chicago, nos Grandes Lagos, até Santa Monica na Califórnia. Estrada pioneira, foi a sede dos primeiros motéis, dos restaurantes à beira da estrada, do primeiro Mac Donald. Proporcionou uma revolução, ligando a puritana Nova Inglaterra a liberdade da Califórnia; uma nova revolução iria ocorrer nos Estados Unidos.

"O meu defeito não são as paixões que tenho, mas a minha falta de controle sobre elas".

width="119" width="119" width="119" width="119"

Sábado de desfiles: Farroupilha e Cívico em Viamão

Neste sábado, dia 20 de setembro, data magna dos gaúchos, dia em que é celebrado os ideais da Revolução Farroupilha, a população de Viamão terá dois desfiles para presenciar: o Farroupilha, promovido pela União Tradicionalista Viamonense (UTV), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura; e o Cívico, das escolas da região de Águas Claras, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

O Desfile Farroupilha será realizado no Centro, pelas avenidas Reverendo Américo Vespúcio Cabral e Coronel Marcos de Andrade, a partir das 9 horas. De acordo com o secretário de Cultura, Rafael Morosini, esta edição terá a participação de cerca de 30 entidades tradicionalistas.

Já o Desfile Cívico em Águas Claras inicia às 14 horas e contará com a participação de 13 escolas e três entidades tradicionalistas. A concentração é próxima à EMEF Apolinário Alves dos Santos e o desfile será realizado na rua paralela à ERS 040.

Caso chova no sábado, o Desfile Cívico será transferido para outra data, mas o Farroupilha acontece com qualquer tempo.

Saiba mais sobre a Revolução Farroupilha:

  • O Estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda;

  • Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império;

  • A Revolução Farroupilha é o mito fundante da cultura gaúcha. É a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Tradições Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.


ABERTURA da SEMANA FARROUPILHA EM VIAMÃO

   Uma cavalgada que começou na parada 32, divisa de Viamão com Porto Alegre na sede do Piquete Esteio do Rio Grande na tarde deste dia 13, atravessou a zona hurbana da cidade e chegou ao Acampamento marcou o início das festividades para o ano de 2014.

   Na primeira parada, junto à Cruz das Almas, a beira da ERS-040, aconteceu o primeiro ato solene. Neste local são lembrados os tradicionalistas que partiram no período dos últimos 12 meses. Ali é o local de meditação e reflexão sobre as motivações do Movimento Tradicionalista. Após este momento, a cavalgada que trouxe consigo a centelha da Chama Crioula de Cruazalta, foi até o CTG Setembrina dos Farrapos para apanhar a outra centelha da Chama Crioula Viamonense que permanece acesa durante todo o ano e que é itinerante entre as entidades.

   A parada seguinte foi na Igreja Matriz de Viamão onde as duas chamas, as bandeiras e seus portadores foram abençoados pelo padre, pároco da paróquia, também uma tradição que se mantém ao longo do tempo. Mais um trecho a pata de cavalo, agora até a Tricheira Tarumã no bairro de mesmo nome. Este é um local de reflexão sobre a Revolução Farroupilha, local de batalhas da guerra em que morreram muitos gaúchos. Ali foi feito um fogo de chão para simbolizar a força do solo viamonense e com um tição deste, foram unidas as duas centelhas de chama trazidos pela cavalgada em uma só.

   O último trecho da cavalgada levou a chama unificada até o Acampamento Farroupilha no Parque do Sindicato Rural, próximo à ERS-040 após a ETA. Na recepção, com a participação do vice prefeito André Pacheco e demais autoridades, tradicionalistas, acampados, foi realizado o último ato solene para declaração da abertura oficial da Semana Farroupilha em Viamão.

   Clique em veja mais e acesse a galeria de fotos ABERTURA DA SEMANA FARROUPILHA  e fique a vontade para baixar as fotos. Roberto Kellermann - 14/09/2014

width="119" width="119" width="119" width="119"

SOBRE CTG e MTG
Editorial do Presidente do MTG/RS
 
As perguntas mais frequentes a que respondi nesses dias foram:
       - O  que é um CTG?
       - Há racismo e homofobia nos CTGs?
 
Respondi a elas durante 30 dias e, mesmo assim, parece que não foi suficiente, pois permanecem as dúvidas e são frequentes as manifestações que apontam o
dedo para o Movimento Tradicionalista.
 
Um Centro de Tradições Gaúchas é uma entidade civil, com quadro de associados e que se dedica ao resgate, à preservação e à divulgação das coisas tradicionais.
Trata-se de um “clube” que possui regras claras e conhecidas por todos os seus associados. A Carta de Princípios (documento aprovado em 1961) é a referência
para todos os CTGs, que, ao se federarem, criaram o MTG como órgão orientador, coordenador e fiscalizador.

Para reconhecer o que pode e o que não pode ser realizado por um CTG associado ao MTG, basta responder afirmativamente à seguinte pergunta: essa é uma atividade tradicional?
Quando a resposta for negativa, então o lugar não é o CTG.
Ao dizer-se que o lugar disso ou daquilo não é o CTG não se está discriminando ou proibindo, simplesmente se está dizendo que aquilo não combina com os objetivos da sua existência.

No CTG não se pergunta qual a cor, o credo religioso, o partido político, o time do coração, a preferência sexual ou a renda familiar. Nos CTGs há patrões e patroas, brancos, pardos e negros,
ricos e pobres, heterossexuais e homossexuais. As exigências para todos são as mesmas: no galpão e nas atividades tradicionalistas é imperioso o cumprimento do estatuto e que as prendas
e os peões se portem segundo seus gêneros.

O Movimento Tradicionalista não interfere na vida privada das pessoas. Cada um escolhe onde quer trabalhar, o que vai estudar, em qual Deus acreditará e quem será seu parceiro.

Essas regras são legais e combinadas entre cidadãos que voluntariamente participam das entidades tradicionalistas, portanto não cabe ao poder público interferir ou tentar impor
qualquer padrão de comportamento diferente disso.
No Estado, temos 1.654 entidades tradicionalistas ligadas ao MTG que merecem ser respeitadas, pois elas são respeitadoras. Atitudes isoladas devem ser tratadas como tal.

MANOELITO CARLOS SAVARIS
Presidente do MTG RS
Mais Notícias
 12/10/2014 08:59:57 - Jack Kerouac. Rota 66 da Geração Beat
 25/09/2014 19:23:05 - SOBRE CTG e MTG
 17/09/2014 19:53:03 - Sábado de desfiles: Farroupilha e Cívico em Viamão
 14/09/2014 21:06:09 - ABERTURA da SEMANA FARROUPILHA EM VIAMÃO
 11/09/2014 12:08:36 - IFRS Câmpus Viamão: formatura de cursos do Pronatec
 09/09/2014 19:24:59 - Desfiles Cívicos levam multidão à Itapuã e ao Centro
 07/09/2014 08:32:48 - Mostra Casa da Saúde Sesc oferece serviços gratuitos em Viamão na próxima semana
 04/09/2014 19:40:39 - Semana da Pátria em Viamão terá quatro desfiles cívicos
 03/09/2014 07:16:39 - Prefeitura Perto de Você intensifica serviços e melhorias para Itapuã
 02/09/2014 09:14:22 - BRIGADA MILITAR PRESENTE NA ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA EM VIAMÃO
 25/08/2014 11:30:20 - INFORMATIVO CÂMARA DE VEREADORES
 24/08/2014 23:21:56 - A CHAMA CRIOULA JÁ ARDE EM SOLO VIAMONENSE
 20/08/2014 07:47:39 - O horário eleitoral é um raro espaço democrático
 20/08/2014 07:41:49 - Receita de serviços de informação e comunicação tem alta de 5,7% em junho
 20/08/2014 07:06:43 - A (não) ampliação do acesso móvel no Brasil
 13/08/2014 13:11:48 - Aula inaugural do EaD Técnico em Administração será neste sábado
 12/08/2014 09:20:01 - Escolas municipais de Viamão realizam homenagens para os papais
 12/08/2014 09:14:47 - Grupo Experimental ensaia casamento para Arraial da Alegria
 12/08/2014 09:09:22 - Reunião entre Prefeitura e Unidos de Vila Isabel: um novo espaço para a agremiação
 25/07/2014 20:40:41 - LUIZ MARENCO E WALTHER MORAIS NA SANTA ISABEL
 15/07/2014 22:28:09 - Encontro capacita profissionais sobre planejamento familiar
 28/06/2014 13:18:02 - INTERNET EM VIAMÃO
 22/06/2014 23:39:03 - Mercado de Gastronomia de Turim
 22/06/2014 23:32:09 - MUDAR PARA MELHORAR
 10/06/2014 08:37:22 - Los ecuatorianos son bienvenidos
 09/06/2014 15:25:45 - Copa do Mundo Escolar chega à fase decisiva
 06/06/2014 19:08:16 - Universidade para todos
 06/06/2014 14:58:41 - Regulação da mídia não é censura
 06/06/2014 14:52:11 -  Mais esporte em Viamão
 27/05/2014 09:56:36 - Laço: Esporte ou cultura - Por Jadir Oliveira Filho


Portal Viamão - Notícias, Artigos, Jogos - Conteúdo Inteligente - Confira!
Copyright 2008-2009 Portal Viamão. Desenvolvido por: Art Webhost e Guia Web Viamão