logo
Home HOME Jogos JOGOS Contato CONTATO VISITANTES   278676 facebook feeds
Busca
Proposta do Site
Canais
Brasil
Rio Grande do Sul
FESTIVAIS
Viamão
U T V
CTGs Viamão
Tradicionalismo
ENART 2009
RODEIOS
Esportes Viamão
DICAS
Artigos


Tempo Agora

Serviços
Rádio Viamão Rádio Santa Isabel
Notícias
Encontro capacita profissionais sobre planejamento familiar
A Prefeitura de Viamão, através das Políticas Públicas Integradas, promoveu nesta segunda-feira, dia 14, a primeira Formação Intersetorial de Planejamento Familiar. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e contou com profissionais da área da Saúde, Educação e Assistência Social. De acordo com a coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, Michele Corrêa, a realização da capacitação cumpre a lei municipal 3.921/2011, que prevê a formação anual sobre o tema para profissionais da rede. 
 
O encontro abordou várias questões sobre planejamento familiar, como informação e orientação sobre os métodos anticonceptivos que estão disponíveis na rede municipal. Num outro momento do encontro, os profissionais foram divididos em grupos intersetoriais, tendo como referência as comunidades onde atuam. O objetivo era desenvolver um plano de trabalho conjunto, contendo ações em planejamento familiar específico para aquela localidade e que possam ser colocadas em prática nos próximos meses. Em seguida, cada grupo fez a apresentação do plano de trabalho que foi elaborado. 
 
A coordenadora Michele explica que o programa de planejamento familiar está disponível em toda a rede municipal de Saúde.  Michele destaca ainda que o município faz encaminhamento de cirurgias de vasectomia e laqueadura tubária aos usuários da rede municipal de saúde. “Não existe fila de espera para esses procedimentos  e podem levar de 30 a 60 dias para serem realizados. Os casais que quiserem orientação devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explica.
 
Conforme o coordenador de Políticas Públicas Integradas, Heitor Tomé da Rosa, a atual administração municipal tem a preocupação de capacitar e integrar as equipes, com o objetivo de proporcionar à população um atendimento de qualidade. “Os servidores presentes no curso poderão passar as informações adquiridas para a comunidade em que atuam, possibilitando uma melhor condição de planejamento familiar”, destaca. 
______________________________________________________________________________________________________________________________

Inscrições abertas para apadrinhamento afetivo

 

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social está com as inscrições abertas para o programa de Apadrinhamento Afetivo. O programa já existe no município há mais de cinco anos e apresenta resultados positivos. Consiste em apadrinhar afetivamente crianças e adolescentes que hoje estão sob a tutela do município, em abrigo municipal ou em casas lares. “Este programa permite que crianças e adolescentes, em acolhimento institucional, tenham outras referências de vida, além dos profissionais que com eles convivem. Queremos que as crianças e adolescentes cresçam tendo vínculo afetivo, também com alguém em especial, construindo a sua autoestima, mais seguras em seus relacionamentos sociais e afetivos”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro.

A pessoa interessada em apadrinhar afetivamente uma criança passa por algumas etapas antes do primeiro contato. Feita a inscrição, que pode ser por telefone, os interessados são chamados para entrevista. Após a entrevista, há uma visita domiciliar. Passada essa etapa, os selecionados são convidados a participar de oficinas, com cinco encontros. Só depois disso, se a pessoa realmente quiser apadrinhar afetivamente uma criança, é que ela é apresentada. Hoje o município possui a tutela de cerca de 45 crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, destituídas de suas famílias e que podem ser apadrinhadas.

O que o padrinho faz?

Para ser padrinho, ou madrinha, não é necessário estar casado. Podem ser pessoas solteiras, maiores de 21 anos, que serão uma referência emocional para estas crianças. Os encontros serão quinzenais, onde o apadrinhado irá passear e vivenciar o contato com uma família. “Elas poderão passar com seus padrinhos as datas comemorativas ou um período das férias escolares. Temos comprovado que a autoestima destas crianças aumentam e o rendimento escolar melhora muito. Crianças e adolescentes com referências concretas se tornam adultos felizes. Já os adultos que reconhecem a importância desta troca afetiva com seus afilhados dão uma nova dimensão às contribuições solidárias”, encerra Belamar.

Hoje o município possui um acolhimento institucional e oito casas lares. Os interessados em participar do programa, que tenham disponibilidade de dar carinho e afeto, podem se inscrever pelo telefone (51) 3485.1596. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mailaltacomplexidade@pmviamao.com.br


Mercado de Gastronomia de Turim

Por Felipe Daiello

Na antiga região dos mercados, o Borgo Dora, em Turim, apresenta um templo onde podemos adquirir os componentes para preparar as iguarias do Vale D’Aosto e do Vale Piemonte. Tettoia Dell’Orologia construção metálica, perto da Praça da República, é o local onde iremos comprar os ingredientes para acepipes dos deuses: Spinacci allá Piemontese, Manzo Brasato al Barolo, o Ossobuco, o Fagianio Tartufato. As carnes são o ponto alto; gado, porco, cavalo, asno, carneiro, javali, aves de caça, galinhas estão a mostra. Cortes nobres, diferenciados. Pode-se comprar tudo e embutidos são preparados na hora ao gosto do cliente. Os condimentos, como fórmula secreta estão disponíveis ao lado dos moedores para fabricação de linguiças, de salsichas, de salames Carpaccios e o Bresciola são outras possibilidades. Tantas escolhas, mas a hora do almoço está longe.  Lástima! 

Os pernis de porco, defumados ou não, apenas curados, com a adição de pimentas de todos os tipos, de condimentos, apresentam as técnicas especiais de cada região, de cada burgo, da própria Itália. Faisões e perdizes recheados estão aguardando a temperatura dos fornos e fogões. Trufas brancas são atrativos do Piemonte. Grissinis, para os aperitivos, com revestimentos diferentes são tentações. Podemos provar amostras. Picantes, outros gostos diferentes, mas as sementes de gergelim agora darão mais prazer ao nosso paladar. Crocantes!

Terra dos vermutes, não podemos esquecer: Cinzano, Martini e Carpano. Estamos na cidade certa. Muitas sugestões para a carne; a compra vem acompanhada do vinho sugerido. Nos molhos e preparo não pode faltar o vinho adequado. Usa-se mais manteiga do que azeite, seguindo as raízes francesas. O Piemonte é escola diferente na Itália gastronômica. Pimentões, todas as quatro cores, salsão, cebolinha, são servidos crus junto a Bagna Caôde — molho condimentado de anchovas, alho, azeite de oliva, manteiga e até trufas. Do Vale d’Aosta, um queijo adocicado faz a diferença na comparação com os Gorgonzollas da Lombardia. Produtos de arroz; a região poderá surpreender pelas receitas possíveis. Os pestos, as conservas impressionam pelas possibilidades, as diversidades, o não provado. As bruschetas poderão alcançar, apesar da simplicidade, prazeres imensos. Nunca os acompanhamentos, não mais coadjuvantes, terão o papel principal como na cozinha local. Os pestos adicionam surpresas as pastas. Depois, talvez para não esquecer a parte espiritual é momento de descobrir os mistérios do Santo Sudário. Mas antes teria sido necessário escolher entre dispendiosos Barolos, como o Ornato do Pio Cesare, ou um Dolcelto d’Alba, um Gavi ou talvez o Barbera d’ Alba. Não há como se enganar quanto ao vinho. Experimente todos. São excelentes. Para a sobremesa, uma torta di nocciole, com bastante avelãs. Os amaretti, biscoitos leves com amêndoas e clara de ovo virão com o café. Divulgaçãp: Roberto Kellermann - 22/06/2014

width="119" width="119"

INTERNET EM VIAMÃO

 Internet é sem dúvida um dos recursos essenciais na vida de todas as pessoas em nossos tempos. As operadoras de telefonia vêm negligenciando em montar estruturas para atender as periferias das grandes cidades e também as cidades mais distantes dos grandes centros, sem falar nas regiões rurais de nosso país.

   Com a intenção de proporcionar acesso às pessoas da região de Viamão, surgiu a empresa KLM System Provedor de Internet. Inicialmente atendendo bairros e centro da cidade e em futuro próximo, atender regiões de municípios vizinhos. Com o tempo pretende desenvolver parcerias para ampliação de sua rede, pois tem licença para operar em nível nacional. Entre em www.klmsystem.com.br e obtenha maiores informações.   


Terceiro Canto Campeiro

Nos dias 26 e 27, último final de semana deste mês de abril, aconteceu o 3° Canto Campeiro. O festival está integrado ao Rodeio da Escola Técnica de agricultura (ETA) de Viamão. O festival que já é uma realidade no calendário gaúcho, reuniu intérpretes, compositores e os shows de Leonel Gomes, Cristiano Quevedo, Jorge Guedes e Cesar Oliveira e Rogério Melo. A Rádio Santa Isabel FM de Viamão fez cobertura completa nos dois dias do evento juntamente com a TV Viamão (www.tvviamao.com.br) e o Jornal de Viamão. No endereço da TV pode-se acessar os vídeos das apresentações.

As músicas selecionadas para a final foram as seguintes:

 

01 – Cenário de Galpão, letra e música de Mário Amaral – ritmo: Chamarra, intérprete: Ita Cunha;

02 – Cruz Colorada, letra e música de Paulo Dias Garcia – ritmo: Chamamé, intérprete: Marcelo Oliveira;

03 – De acordes e Cores, letra: Juca Moraes, música: Kaue Dias – ritmo: Valsa, intérprete: Kaue Dias;

04 – Essa tal Saudade, Letra: Miguel Borba, música: Miguel Borba e Andriego Von Laer – ritmo: Valsa, intérprete: Miguel Borba;

05 – Gineteada na Lagoa, letra de Joaquim Ramos, música de Diego Vivian – ritmo: Chamarra, intérprete: Marcelo Olveira;

06 – De Luzes e Mistérios, letra de João Sampaio e Jucelino Voçosa, música de Halber Lopes e Cristiano Fantinel – ritmo: Milonga, interpretação de Cristiano Fantinel;

07 – Marciliano, letra e música de Leonardo Quadros – ritmo: Milonga, interpretação de Leonardo Quadros;

08 – Me Perdoe meu Cavalo, letra Hermes Régis Lopes, música de Juliano Moreno – ritmo: Xote, interpretação de Robson Garcia e Marciano Reis;

09 – Os Saqueadores da Pátria, letra Helena Fontana, música de Sérgio Rosa – ritmo: Vanera, intérprete: ita Cunha;

10 – Querendão das Feia, letra Luiz Fernando Reis, música de Juliano Moreno – ritmo: Vanera;

11 – Sesmaria do Verso, letra de Cristiano Medeiros e Sílvio Genro, música de Adriano Medeiros e Renato Fagundes – ritmo: Milonga, intérprete: Cristiano Fantinel;

12 – A Palavra, letra de Mauro Rosa, música de Fernando Saalfeld e Cristiano Quevedo,intérprete: Cristiano Quevedo.

 

RESULTADO FINAL DO 3º CANTO CAMPEIRO – Viamão/RS
1º Lugar:
Sesmaria do verso – Milonga, Letra: Cristiano Medeiros – Silvio Genro – Adriano Medeiros.
Música: Renato Fagundes; Interprete: Cristiano Fantinel.
2º Lugar:
A palavra – chamamé, Letra: Mauro Rosa
Música: Fernando Saalfeld – Cristiano Quevedo; Interprete: Cristiano Quevedo.
3º Lugar: 
Marciliano – chamarra, Letra e Música: Leonardo Quadros
Interprete: Leonardo Quadros.


Melhor Intérprete: Cristiano Fantinel
Melhor Tema Campeiro: Me Perdoe Meu Cavalo – xote, Letra: Hermes Regis Lopes, Música: Juliano Moreno
Interprete: Robson Garcia e Marciano Reis.
Melhor Instrumentista: Matheus Alves, violão
Cenário de Galpão - chamarra
Letra e música: Mario Amaral
Melhor Grupo Vocal: Luzes e Mistérios – milonga, Letra: João Sampaio – Jucelino Voçosa.
Música: Halber Lopes –Cristiano Fantinel, Interprete: Cristiano Fantinel.
Canção Mais Popular: 
Marciliano – chamarra, Letra e Música: Leonardo Quadros
Interprete: Leonardo Quadros.

width="119" width="119" width="119" width="119"
Mais Notícias
 15/07/2014 22:28:09 - Encontro capacita profissionais sobre planejamento familiar
 28/06/2014 13:18:02 - INTERNET EM VIAMÃO
 22/06/2014 23:39:03 - Mercado de Gastronomia de Turim
 22/06/2014 23:32:09 - MUDAR PARA MELHORAR
 10/06/2014 08:37:22 - Los ecuatorianos son bienvenidos
 09/06/2014 15:25:45 - Copa do Mundo Escolar chega à fase decisiva
 06/06/2014 19:08:16 - Universidade para todos
 06/06/2014 14:58:41 - Regulação da mídia não é censura
 06/06/2014 14:52:11 -  Mais esporte em Viamão
 27/05/2014 09:56:36 - Laço: Esporte ou cultura - Por Jadir Oliveira Filho
 21/05/2014 23:22:18 - Prefeitura de Viamão anuncia licitação para o serviço de transporte coletivo municipal
 14/05/2014 19:52:42 - GETÚLIO NAS TELAS
 08/05/2014 08:13:44 - Rodovia ERS 040 passará por obras de restauro, reformas e construção de terceira faixa
 04/05/2014 21:08:06 - FECARS 2014, PRIMEIROS RESULTADOS OFICIAIS
 29/04/2014 23:15:19 - Terceiro Canto Campeiro
 29/04/2014 20:09:35 - RODEIO DA ETA EM VIAMÃO FOI UM SUCESSO
 14/04/2014 19:55:16 - Herói ou Covarde?
 10/04/2014 21:04:35 - Estado poderá investir até R$ 500 milhões no município de Viamão em 2014
 10/04/2014 20:42:15 - Prefeitura oferece oficinas esportivas
 05/04/2014 10:20:04 - Sinagoga Histórica em Washington
 05/04/2014 10:09:06 - Sindicato dos Municipários de Viamão apresenta suas demandas ao prefeito
 03/04/2014 21:14:50 - VÍCIOS DA CORRUPÇÃO
 29/03/2014 21:34:45 - Viamão realiza 1º Encontro de profissionais do Departamento de Assistência Social
 29/03/2014 21:25:47 - FALTA ALTERNATIVA
 25/03/2014 22:03:16 - Santa Isabel receberá a terceira edição do Prefeitura Perto de Você
 21/03/2014 22:15:47 - INTOLERÂNCIA E PRECONCEITO
 20/03/2014 22:41:55 - Uma Copa de oportunidades
 20/03/2014 22:30:05 - FECARS 2014, PRIMEIROS RESULTADOS OFICIAIS
 16/03/2014 22:22:21 - CONQUISTAS DAS MULHERES
 16/03/2014 21:57:08 - Câmara debate futuro do serviço de táxis em Viamão


Portal Viamão - Notícias, Artigos, Jogos - Conteúdo Inteligente - Confira!
Copyright 2008-2009 Portal Viamão. Desenvolvido por: Art Webhost e Guia Web Viamão