logo
Home HOME Jogos JOGOS Contato CONTATO VISITANTES   301528 facebook feeds
Busca
Proposta do Site
Canais
Brasil
Rio Grande do Sul
FESTIVAIS
Viamão
U T V
CTGs Viamão
Tradicionalismo
ENART 2009
RODEIOS
Esportes Viamão
DICAS
Artigos


Tempo Agora

Serviços
Rádio Viamão Rádio Santa Isabel
Notícias
A CHAMA CRIOULA JÁ ARDE EM SOLO VIAMONENSE

A Chama Crioula para os festejos farroupilhas neste ano de 2014 já tem uma centelha brilhando em Viamão desde o final da tarde deste domingo dia 24 de agosto.

   Após uma semana de cavalgada desde a cidade de Cruzalta, terra de Érico Veríssimo, onde a solenidade de acendimento teve lugar no sábado da semana anterior, os tradicionalistas da Primeira Região e da União Tradicionalista Viamonense chegaram ainda pela manhã na capital gaúcha. Após passagem pelo Parque da Harmonia com almoço, os viamonenses rumaram para cá, enquanto os demais rumaram para a sede da RT na zona sul da capital.

   Em Viamão a chama está sendo guardada no Piquete Esteio do Rio Grande, sediado junto ao 18° Batalhão da Brigada Militar. Ali todos foram recepcionados com um churrasco de costelão assado a preceito pela patronagem da entidade. As entidades presentes na solenidade foram o CTG Setembrina dos Farrapos, piquetes: Esteio do Rio Grande, Legenda Farroupilha, Guardiões do Rio Grande, Tradição e Glória, a UTV e também a presença do Major PM João Maciel sub-comandante do batalhão.

 Nesta segunda-feira a cavalgada sai em torno das 10h da manhã e ruma para o CTG Setembrina dos Farrapos e galpão do Piquete Legenda Farroupilha  no Bairro Cohab próximos ao centro da cidade.

   Na quinta-feira próxima terá uma reunião importante à noite no CTG Setembrina dos Farrapos com a UTV e as entidades tradicionalistas de Viamão para tratar de assuntos relativos ao Acampamento Farroupilha deste ano no município. Roberto Kellermann – 24/08/2014.

width="119" width="119"

INFORMATIVO CÂMARA DE VEREADORES

MANDATO

Barbaroti assume cadeira de Joãozinho da Saúde por dez dias - O ex-secretário de Trânsito e Transportes da administração Bonatto e suplente de vereador pelo PMDB, Luiz Preuss, o Barbaroti, assumiu na última quinta-feira (21) a vaga do vereador Joãozinho da Saúde, de licença. É a primeira vez que Barbaroti assume neste mandato. Na legislatura anterior (2009/2012) Barbaroti, também suplente, assumiu diversas vezes, também pelo PMDB. Em seu pronunciamento de posse, o vereador admitiu que foi uma decisão muito difícil o pedido de exoneração do cargo de secretário de Transportes, mas que o fez em nome da causa partidária. “Neste momento acredito que estou colaborando com o meu partido, o PMDB, para que as coisas funcionem de maneira eficiente nestes dias em que o meu querido amigo Joãozinho da Saúde se licencia. O partido me convocou e acredito que fiz a escolha certa, mesmo que o período na Câmara de Vereadores seja tão curto”, admitiu Barbaroti.

 

DESCASO Eraldo cobra maior atenção às vilas do município - O presidente do Legislativo municipal, vereador Eraldo Roggia (PTB), utilizou espaço de liderança para cobrar da administração municipal, maior atenção aos problemas das vilas do município. Segundo ele, muitas realizações comemoradas pela prefeitura municipal, estão acontecendo somente na região do Centro e as vilas, onde mora a maioria da população as pequenas obras estão sendo deixadas de lado. “Não sou contra as melhorias que estão fazendo aqui no Centro. Claro que não! Mas as vilas estão abandonadas. Todos os dias recebemos queixas dos moradores. E não são grandes obras que estas comunidades estão reivindicando”, explica Eraldo. Como exemplo, Eraldo destacou dos pedidos de providências protocolizados por ele, que pedem a recuperação da passarela entre as vilas Esmeralda e Sepé Tiarajú, e a instalação de 30 canos na Rua Zeferino Dias, na Minuano, que são obras pequena e pontuais, mas que são relegadas pelo poder público. “Na Zeferino Dias, quando chove, o esgoto invade as casas, estraga móveis, contamina o solo. Isso se resolve com a instalação de 30 canos, é um pequeno trecho que precisa ser reparado. Mas a administração não consegue resolver um problema tão pontual?”, pergunta Eraldo.

Com relação à passarela que liga a Esmeralda à Sepé Tiarajú, Eraldo lembra que o problema não é novo, mas que com boa vontade pode ser resolvido. Ele reforça que aquela travessia é importante para centenas de moradores e estudantes que usam o atalho para alcançar as linhas de ônibus e as escolas da região. “Eu vivo cobrando uma solução definitiva, uma passarela de concreto, com toda a segurança. A cada chuva mais forte os moradores ficam temerosos de que a força das águas leve embora, mais uma vez, a travessia, que é de madeira. Temos que resolver de forma definitiva este problema, mas parece que a prefeitura não se preocupa com estas questões, que pode parecer uma demanda muito pequena, mas é importantíssima para quem precisa fazer aquele trajeto”, finalizou Eraldo.

 SALÁRIO DOS VEREADORES

Eraldo: “A lei obriga e ser contra é pura demagogia” - Presidente Eraldo Roggia (PTB) criticou postura de alguns vereadores que se posicionaram contra a correção, que por força de lei, deve ser incluída nos vencimentos dos parlamentares viamonenses - O presidente do Legislativo, vereador Eraldo Roggia (PTB), rebateu na sessão da última quinta-feira (21) as críticas ao projeto de lei que prevê a correção da inflação nos vencimentos dos vereadores viamonenses que acabou arquivado, depois de longa discussão. Segundo o vereador, não se trata de ser contra ou a favor do aumento, mas do cumprimento do que determina a legislação aprovada em 2012, que aponta a correção automática dos salários, que deve atualizar a inflação dos últimos doze meses. “A lei que foi aprovada em 2012 determina essa correção, anualmente, como forma de recuperar a inflação do período anterior. Não fui eu que inventei esse dispositivo. Com presidente devo apenas cumprir e fazer cumprir a legislação municipal. Se assim não fizer, posso ser apontado pelo Tribunal de Contas”, se defende Eraldo.

A polêmica começou quando o projeto foi colocado em discussão e alguns vereadores se posicionaram contra a correção. Imediatamente, Eraldo suspendeu a sessão para que as bancadas entrassem num acordo se o projeto seria votado ou não. “O que não dá pra aceitar é fazerem demagogia com o que é uma obrigação legal. Muitos vereadores dizem que são contra a correção, mas depois se passar o projeto de lei, assumem os valores e ficam quietinhos. Temos que parar com esse oportunismo. Não vamos fazer nada escondido. E a população tem que saber que os vereadores vão ter os seus salários corrigidos”, disse Eraldo na tribuna, bastante contrariado com a posição de alguns colegas.

Doação do valor seria uma opção - A correção da inflação vai adicionar aos vencimentos dos vereadores, cerca de trezentos reais. Para Eraldo Roggia, aqueles vereadores que considerarem inadequado este valor, que façam uma doação para alguma entidade beneficente, mas não façam demagogia, colocando a Casa e os colegas, contra a comunidade. “Quem não quiser o reajuste, que faça uma doação pra APAE, para uma creche, um clube de mães. Se quiser, autoriza a nossa tesouraria a fazer o desconto diretamente nos vencimentos, faremos a doação. O que não posso admitir é fazer demagogia. A política no Brasil é alvo constante de críticas, Meu papel como presidente do Legislativo é preservar a imagem desta Casa. A lei é bem clara. Tenho que corrigir os vencimentos. Quem não quiser que faça uma doação. É simples e é legal”, concluiu Eraldo.

width="119"

O horário eleitoral é um raro espaço democrático

???

Escrito por: Lalo Leal 
Fonte: Rede Brasil Atual 

O horário eleitoral, para começar, de gratuito não tem nada. As emissoras recebem compensações do Tribunal Superior Eleitoral pelo tempo despendido, que acaba sendo um oásis de informação e debate diante do cotidiano partidarizado da mídia eletrônica. Durante 45 dias, entre 19 de agosto e a antevéspera das eleições, as emissoras de rádio e TV abertas (mais as dos poderes legislativos e executivos transmitidas por cabo) são obrigadas a reservar determinados espaços em suas programações para que partidos e candidatos se apresentem.  

Por lei, os programas devem ser transmitidos em dois horários. Na televisão, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. No rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. São os raros momentos em que temas excluídos­ ou demonizados pelo telejornalismo convencional aparecem na tela. Claro que aberrações político-eleitorais que vão dos palhaços aos aerotrens também surgem, mas isso faz parte do jogo. 

O importante é a independência editorial desses momentos. Só neles o rádio e a TV livram-se das imposições políticas, comerciais e religiosas das emissoras. Mas como toda a liberdade, essa também não é absoluta. A lei eleitoral estabelece os limites, e a Justiça especializada cuida do seu cumprimento.  

Graças a isso, um dos mais importantes instrumentos existentes para o exercício da democracia – o direito de resposta – é aplicado sempre que necessário. Infelizmente, fora do período eleitoral, por uma decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal, presidido à época pelo ministro Carlos Ayres Britto, o direito de resposta deixou de existir em lei, embora garantido pela Constituição.  

No caso do horário eleitoral, a resposta tem de ser veiculada em, no máximo, 24 horas após a transmissão da cena considerada ofensiva pela Justiça. Se a infração ocorrer durante a programação normal das emissoras, o prazo para reparação é de 48 horas – e de 72 horas quando se tratar da mídia impressa. Como se vê, não é apenas no horário eleitoral que cabe o direito de resposta. Qualquer programa, telejornal, auditório, novela que fizer propaganda contra ou a favor..... Leia na íntegra veja mais -> -> -> ->

 


INTERNET EM VIAMÃO

 Internet é sem dúvida um dos recursos essenciais na vida de todas as pessoas em nossos tempos. As operadoras de telefonia vêm negligenciando em montar estruturas para atender as periferias das grandes cidades e também as cidades mais distantes dos grandes centros, sem falar nas regiões rurais de nosso país.

   Com a intenção de proporcionar acesso às pessoas da região de Viamão, surgiu a empresa KLM System Provedor de Internet. Inicialmente atendendo bairros e centro da cidade e em futuro próximo, atender regiões de municípios vizinhos. Com o tempo pretende desenvolver parcerias para ampliação de sua rede, pois tem licença para operar em nível nacional. Entre em www.klmsystem.com.br e obtenha maiores informações.   

Mais Notícias
 25/08/2014 11:30:20 - INFORMATIVO CÂMARA DE VEREADORES
 24/08/2014 23:21:56 - A CHAMA CRIOULA JÁ ARDE EM SOLO VIAMONENSE
 20/08/2014 07:47:39 - O horário eleitoral é um raro espaço democrático
 20/08/2014 07:41:49 - Receita de serviços de informação e comunicação tem alta de 5,7% em junho
 20/08/2014 07:06:43 - A (não) ampliação do acesso móvel no Brasil
 13/08/2014 13:11:48 - Aula inaugural do EaD Técnico em Administração será neste sábado
 12/08/2014 09:20:01 - Escolas municipais de Viamão realizam homenagens para os papais
 12/08/2014 09:14:47 - Grupo Experimental ensaia casamento para Arraial da Alegria
 12/08/2014 09:09:22 - Reunião entre Prefeitura e Unidos de Vila Isabel: um novo espaço para a agremiação
 25/07/2014 20:40:41 - LUIZ MARENCO E WALTHER MORAIS NA SANTA ISABEL
 15/07/2014 22:28:09 - Encontro capacita profissionais sobre planejamento familiar
 28/06/2014 13:18:02 - INTERNET EM VIAMÃO
 22/06/2014 23:39:03 - Mercado de Gastronomia de Turim
 22/06/2014 23:32:09 - MUDAR PARA MELHORAR
 10/06/2014 08:37:22 - Los ecuatorianos son bienvenidos
 09/06/2014 15:25:45 - Copa do Mundo Escolar chega à fase decisiva
 06/06/2014 19:08:16 - Universidade para todos
 06/06/2014 14:58:41 - Regulação da mídia não é censura
 06/06/2014 14:52:11 -  Mais esporte em Viamão
 27/05/2014 09:56:36 - Laço: Esporte ou cultura - Por Jadir Oliveira Filho
 21/05/2014 23:22:18 - Prefeitura de Viamão anuncia licitação para o serviço de transporte coletivo municipal
 14/05/2014 19:52:42 - GETÚLIO NAS TELAS
 08/05/2014 08:13:44 - Rodovia ERS 040 passará por obras de restauro, reformas e construção de terceira faixa
 04/05/2014 21:08:06 - FECARS 2014, PRIMEIROS RESULTADOS OFICIAIS
 29/04/2014 23:15:19 - Terceiro Canto Campeiro
 29/04/2014 20:09:35 - RODEIO DA ETA EM VIAMÃO FOI UM SUCESSO
 14/04/2014 19:55:16 - Herói ou Covarde?
 10/04/2014 21:04:35 - Estado poderá investir até R$ 500 milhões no município de Viamão em 2014
 10/04/2014 20:42:15 - Prefeitura oferece oficinas esportivas
 05/04/2014 10:20:04 - Sinagoga Histórica em Washington


Portal Viamão - Notícias, Artigos, Jogos - Conteúdo Inteligente - Confira!
Copyright 2008-2009 Portal Viamão. Desenvolvido por: Art Webhost e Guia Web Viamão