logo
Home HOME Jogos JOGOS Contato CONTATO VISITANTES   335834 facebook feeds
Busca
Proposta do Site
Canais
Brasil
Rio Grande do Sul
FESTIVAIS
Viamão
U T V
CTGs Viamão
Tradicionalismo
ENART 2009
RODEIOS
Esportes Viamão
DICAS
Artigos


Tempo Agora

Serviços
Página Principal > NOTÍCIAS
aumenta texto diminui texto texto original imprimir
NOTÍCIAS

Uma Copa de oportunidades

20/03/2014 22:41:55

Sessão especial discutiu as oportunidades e vantagens que Viamão pode ter ao se credenciar como sede da seleção equatoriana durante a Copa do Mundo

Com a presença de autoridades locais e estaduais, além de representantes de entidades empresariais, aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) uma sessão especial que debateu a elaboração de um plano receptivo para a Copa do Mundo de 2014.

A iniciativa do encontro foi do vereador Serginho Kumpfer (PT) que definiu a condição de Viamão como positiva, já que Viamão está acertado com a seleção de futebol do Equador, que vai utilizar as instalações do Hotel Vila Ventura como centro de treinamentos e hospedagem durante o Mundial, mas que precisa ser muito bem explorada, nestes quase noventa dias que faltam, até a Copa do Mundo iniciar.

“Trazer a seleção equatoriana é um grande ponto,. Mas não é tudo. Mais do que orgulho em receber a delegação e os turistas que vierem nos visitar, temos que pensar nas oportunidades que serão criadas e a visibilidade que um evento deste tamanho poderá nos trazer. Queremos saber que planos estão sendo traçados com o objetivo de aproveitar o espaço que a mídia pode nos oferecer”, argumenta Serginho.

Segundo o vereador, a estimativa deste mundial é atrair cerca de 3 milhões de consumidores diretos e quase 3 bilhões de espectadores em todo o mundo.

“Viamão se coloca neste contexto, ainda que seja apenas como a cidade que vai hospedar uma das delegações. Temos que aproveitar este momento e apresentar nossas potencialidades para todo o mundo”, enfatizou Kumpfer.

Cidade vai se preparar

Preocupada com as oportunidades para os pequenos e micro empresários a Associação Comercial e Industrial de Viamão – ACIVI, está oferecendo, em parceria com a FIERGS, o SENAC e o SEBRAE uma série de treinamentos para funcionários e empreendedores locais, com vistas à qualificação da mão de obra, direcionada principalmente para o atendimento do consumidor e do turista.

“Estamos oferecendo cursos de idiomas, principalmente o inglês e o espanhol básicos, para que os funcionários tenham condições de se comunicar com os turistas que visitarem Viamão”, afirmou Rafael Goezler, presidente da ACIVI.

Já o prefeito Valdir Bonatto lembrou que a Prefeitura, como grande idealizadora e parceira do Vila Ventura, na viabilização da vinda da seleção equatoriana, está finalizando outras parcerias para capacitar a cidade, dando estrutura para quem vem a trabalho ou a passeio, durante a Copa.

“Estamos acertando com o Tecnopuc a instalação de uma grande estrutura de imprensa, um centro de jornalismo para que equipes de todo o mundo tenham condições de transmitir, a partir de nossa cidade, as informações em tempo real. Também estamos planejando a modernização da paisagem, ao longo das vias que serão utilizadas para o deslocamento da seleção, dotando essas vias de informações e sinalizações que vão ficar depois da Copa, como elementos apropriados pela comunidade. E é exatamente isso que a Prefeitura tem se preocupado. Em investir naquilo que pode ficar de legado da Copa, para os viamonenses”, afirmou Bonatto.

Incremento nas finanças

Representando o Governo do Estado, o secretário executivo do Comitê Gestor da Copa, Maurício Nunes dos Santos, afirmou que desde o princípio, o governo estadual tem se dedicado a incrementar as ações que possam impulsionar a economia do Rio Grande do Sul, com a vinda de turistas e negócios que poderão ser estimulados com a Copa do Mundo.

“A Copa do Mundo não é só futebol. São oportunidades e negócios em grande velocidade, pois são 30 dias de competição e 60 dias envolvendo as seleções e suas cidades sedes. Viamão também contará com essa oportunidade e o Governo faz questão de priorizar as iniciativas no município”, admite Mauricio.

Ele destacou que são esperados cerca de 70 mil turistas e um incremento de 100 milhões de reais no ICMS do Estado, resultado dos negócios firmados durante o mundial.

Participaram ainda do encontro, além dos vereadores viamonenses, o diretor do Hotel Vila Ventura, Samuel Silveira e o secretário municipal de Esportes de Porto Alegre, José Edgar Meurer.

Ver mais notícias bullet de siga



Portal Viamão - Notícias, Artigos, Jogos - Conteúdo Inteligente - Confira!
Copyright 2008-2009 Portal Viamão. Desenvolvido por: Art Webhost e Guia Web Viamão